Coopersol Fruticultura

NOTÍCIAS

Pesquisadores prometem batatas mais produtivas

Mudas mais fortes e saudáveis e plantas aprimoradas prometem mais produtividade nas lavouras de batatas. A Emprapa Clima Temperado e a Fepagro Vale do Taquari, através de programas de melhoramento do tubérculo, lançam cultivares e estimulam a adoção de técnicas para multiplicar sementes nas propriedades.Uma nova cultivar de batata-doce foi apresentada na semana passada, durante a Expoagro-Afubra, em Rio Pardo: a BRS Fepagro Viola, desenvolvida por meio de trabalho conjunto entre as duas instituições. Testes indicaram que a variedade apresenta produtividade de 60 a 80 toneladas por hectare, o dobro da comum, que fica entre 30 a 35 toneladas por hectare.

Outro diferencial da cultivar é a diversidade no tamanho da raiz, que pode ter pesos diversos - uma unidade pode variar de 500 gramas a 4 quilos - tem diferentes aplicações. É própria para consumo humano, animal e produção de biocombustível. De acordo com Zeferino Chielle, pesquisador da Fepagro Vale do Taquari, a variedade foi identificada após testes em mais de 50 clones. Durante a seleção foi realizada uma limpeza viral e bacteriológica dos materiais mais promissores.

Destaque pelo rendimento:

Em três anos de testes, incluindo plantação experimental, a BRS Fepagro Viola se destacou por seu rendimento e características de sanidade e agronômica. Obteve média superior a 3 quilos por planta, o que indica produção de 75 toneladas por hectare em lavouras corretamente conduzidas. Na atual fase, os pesquisadores estão credenciando os viveiristas, entre os quais, a própria Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A previsão é que a Viola esteja disponível aos produtores em cinco meses.

VEJA MAIS

III Seminário Internacional de Fruticultura
Curso Oficial de Formação de Classificadores de Maçã - ABPM
Festa da Maçã resgata a força da cultura em Santa Catarina
INFORMAÇÕES

(54) 3231 3143
coopersol@coopersol.net

Estrada Geral, N° 200
Loteamento Passo do Carro
Monte Alegre dos Campos - RS

Google Maps