Coopersol Fruticultura

NOTÍCIAS

Festa da Maçã resgata a força da cultura em Santa Catarina

Junto com a maçã, a produção de vinho garante a presença do turista em São Joaquim durante o ano todo e não mais somente no período de inverno.

A retomada da Festa da Maçã tem como objetivo principal a valorização do produto e os produtores. No entanto, em tempos de hoje, a vinicultura também passou a agregar, na economia e ao incremento turístico. São Joaquim é uma cidade conhecida no Brasil em função do frio e da neve, quesitos que atraem visitantes apenas no inverno. A entrada dos vinhedos mudou o panorama. A presença de turistas é verificada em todos os fins de semana, exatamente para conhecer os vinhos de altitude e provar da qualidade também expandida para o mundo.

Quanto à produção, a maçã representa a principal fonte de renda de São Joaquim. Mais de 70% em Santa Catarina provém do município. Nacionalmente, a produção representa 30%. Para o prefeito Humberto Brighenti a Festa da Maçã quer também servir de alerta para o risco que a maçã da China pode causar no mercado nacional, caso seja usada como moeda de troca conforme já sinalizado pelo Governo Federal. “O nosso medo é de que, além da competitividade injusta, a maçã chinesa venha contaminada com pragas que há muito tempo foram erradicadas no Brasil”, saliente Humberto.

O mercado da maçã em Santa Catarina conta com mais de 150 mil trabalhadores, que dependem direta e indiretamente da produção e comercialização da fruta. Somente em São Joaquim, 90% dos produtores têm a cultura em pequenas propriedades de 4 a 5 hectares. Por isso, caso realmente aconteça a entrada da maçã da China no Brasil, vai deixar a maioria dos produtores sem saída e condenar toda a produção nacional. Esses pequenos produtores não têm como migrar para outra cultura. “É preciso que a nossa classe política e empresarial se unam em torno da causa e evitem que o Governo Federal pratique esse “crime”, contra a nossa maçã nacional”, alerta o prefeito.



Assessoria de Imprensa XX Festa Nacional da Maçã

VEJA MAIS

III Seminário Internacional de Fruticultura
Curso Oficial de Formação de Classificadores de Maçã - ABPM
Pesquisadores prometem batatas mais produtivas
INFORMAÇÕES

(54) 3231 3143
coopersol@coopersol.net

Estrada Geral, N° 200
Loteamento Passo do Carro
Monte Alegre dos Campos - RS

Google Maps